Reparações e melhoramentos caça submarina.

Kitar a tua arma


Substituição ou colocação de amortecedor entre cabos da arma e arpão:


  1. Material e ferramenta:
É óbvio que necessitamos de um novo amortecedor, aprox. 50 cm de cabo multi-filamento, uma ferramenta de corte ( um bom alicate de corte ou uma lâmina bem afiada ) e um isqueiro.




 2.  Mãos á obra:


Começamos por introduzir o cabo novo por um dos orifícios do amortecedor, se for necessário queima-se a ponta do cabo de forma a que fique apenas com uma ponta, para que não se desfie e passa-se uma chave estrela pelo orifício caso este esteja demasiados estreito, mas sem rasgar, pois se o fizer será por ai que vai partir, ( neste caso fiz ambos os truques, pois era um cabo grosso demais. ).





 3.  Enrolar:


De seguida começamos a enrolar o cabo ao longo do amortecedor, pois serão estas voltas que em conjunto com o aperto provocado na borracha, que irão desmultiplicar a pressão provocada nos cabos quando o tiro é efetuado e o arpão os estica.





 4.  Repetição:

Acabando as voltas até ao próximo extremo do amortecedor, passamos novamente o cabo pelo orifício do amortecedor no mesmo sentido das voltas e assim travamos/acabamos o circuito do efeito de amortecimento em si.










 5.  Terminações:

Trata-se de unir o que já foi feito ( amortecedor ) às extremidades dos cabos ou cabo /arpão. E para o executar vamos utilizar um nó bastante fácil e pratico para usar em diversas outra situações, pois é uma excelente forma de ligar terminais.

Passamos o cabo pelo terminal 


Agora temos dois cabos na mão e deixamo-los paralelos um ao outro




Dobramos uma terceira parte com que faremos um circulo por cima das linhas paralelas e em seguida, começamos enrolar como fizemos no amortecedor, mas neste caso será pelas referidas linhas paralelas.




Fazemos uma 3 ou 4 voltas,( não são necessárias mais para este caso ) sempre passando por dentro do circulo e de seguida puxamos as extremidades e já está !



Caso não tenhas conseguido, aqui vai mais uma ajuda para este nó.



Depois é cortar o excesso de cabo e queimar a ponta para aperfeiçoar a coisa.





Por fim fazemos o mesmo com a outra terminação


Terminado.

Aspeto final na arma de caça submarina.





Nó único

Este nó permite ao caçador submarino efetuar o série de preparações ao seu equipamento:

O nó único é bastante utilizado na pesca à cana, no entanto, na pesca submarina é também um nó essencial para fixar materiais e equipamentos. 

Este nó permite ao caçador submarino realizar uma série de preparações ao seu equipamento de pesca submarina, nomeadamente na preparação/terminação do cabo da boia de sinalização, na poita da boia ou prancha de sinalização, nas fixações do amortecedor do cabo/arpão de arma, e.t.c.

Desta forma, fica o meu conselho e sugestão para que aprenda e seja utilizado, pois realmente pode ser muito útil e eficiente.

Como se faz o nó único passo a passo:


Vídeos:

 

Reparação de barbatana.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécies proibidas

Zonas de Pesca